Sunday, May 07, 2006

História Interminável


Há dias, o meu amigo Sérgim dedicou-me um post no seu blog. Nesse post, ele dizia que eu era, e passo a citar, uma "verdadeira Enciclopédia Globo - Novelas e Afins!!!". Adorei a denominação, mas esta exprime apenas uma parte da verdade. Sou uma enciclopédia com vários volumes, na qual uns 10 volumes são dedicados à globo. Mas a minha cultura televisiva também se estende a outros campos da "tele-evangelização", como diria a D. Rosette.
Neste post, vou abrir uma página de um outro volume: Filmes antigos. O filme que vos trago hoje chama-se História Interminável (Neverending Story). É engraçado como me lembro tão bem, não só do filme em si, mas também das circunstâncias em que o vi. Assisti-o durante uma aula de Língua Portuguesa, no 7º ano de escolaridade. Querem mais? Vi-o na sala 38 da minha antiga escola, que ficava perto do bufette. Eu sou assim, com boa memória para pequenas coisas. lol.
Deixo-vos, como é costume, uma pequena sinopse para relembrarem a história, ou para aguçar a curiosidade de quem ainda nao o viu.
"Solitário e tímido, Bastian entrega-se à leitura, descobrindo um velho livro intitulado 'A História Interminável'.Quando o começa a ler, descobre-se a ele próprio na terra da Fantasia, que está aos poucos a ser destruída pelo Nada. A Infantil Imperatriz de Fantasia, que está gravemente doente, manda um jovem guerreiro, Atreyu, com a missão de salvar Fantasia. À medida que Bastian lê as aventuras de Atreyu, torna-se também parte da história, descobrindo que só ele afinal tem o poder para salvar Fantasia da destruição. " (fime de 1984)
Este filme, apesar de, aparentemente, ser um filme para crianças, é um verdadeiro hino ao sonho. No fundo, transmite-nos uma mensagem sobre a importância de mantermos a capacidade de fantasiar que temos enquanto crianças e que vamos perdendo, pouco a pouco, ao longo da vida. O Nada que ameaçava Fantasia era isso mesmo: o cepticismo, o pragratismo próprio da maioria dos adultos. Acho que nos faria bem a todos uma certa dose do chamado "síndrome de Peter Pan". Afinal, sonhar ainda é gratuito...
Vejam o videoclip da música principal do filme: Neverending Story, interpretada por Limahl.
Que puto não sonhou voar às costas de um cão-dragão ao ver estas imagens? Eu sei que fui um dos que sonhou :)

2 Comments:

Blogger PIRII said...

Eu lembro me de quando era criança, queria ter um cão assim... em vez disso saiu-me um Zander :S LOL (tadim do Zander).

Adoro esta música. Faz mesmo trazer ao de cima tantas recordações, tantas memórias d minha infância.

Adorei rever e re-ouvir.

Bjs Xiquim!

4:08 AM  
Blogger Sérginho said...

A musica é inesquecivel, aind sei a letra toda!! lolol... mas aquele cabelo, é lindo!! lolol... Xadai, se leres isto, aconselho como próxima mudança de visual!!

6:56 AM  

Post a Comment

<< Home